O conturbado momento pelo qual o Brasil passa hoje expôs as fragilidades não apenas de nossa economia, mas do próprio debate econômico no país, marcadamente ideológico e pouco racional. Essa constatação levou Bernardo Guimarães – doutor em economia pela Universidade Yale e professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – escrever A riqueza da nação no século XXI, cuja versão impressa e atualizada acaba de ser lançada pela BEI.
Escrita com clareza e humor, a obra pretende ajudar a compreensão de temas e termos econômicos frequentes em nossa rotina – como política monetária, ajustes fiscais, Bolsa Família –, ao mesmo tempo que revisa criticamente os caminhos trilhados pelo Brasil desde o primeiro mandato de Lula até os dias mais recentes do governo Dilma Roussef. Guimarães apresenta uma profunda análise das decisões econômicas tomadas durante os dois mandatos de Lula e também do primeiro de Dilma Roussef na presidência do país, fugindo da dicotomia direita-esquerda para se dedicar a entender quais são as decisões a serem tomadas para que o país possa retomar o crescimento.
A riqueza da nação no século XXI faz parte do projeto Por quê?, plataforma digital interativa da Bei Editora para a divulgação de temas econômicos. O Por quê? abrange site, blog, dicionário de conceitos econômicos, videoaulas, aulas presenciais, animações e livros, e todo seu conteúdo é criado e supervisionado por economistas.
Economia, Finanças