Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos


Compartilhe


Vidas secas





Vidas secas é reconhecidamente o mais importante livro de Graciliano Ramos e um dos maiores clássicos da literatura brasileira.

Graciliano Ramos nasceu em 1892, no interior de Alagoas, e cresceu na fazenda do pai antes de se mudar para a capital do estado e, posteriormente, para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar na imprensa. Em 1937, foi preso sob vagas acusações de defender ideologias comunistas. Ao deixar a prisão, procurou trabalho como jornalista em um jornal do Rio de Janeiro. O editor então lhe permitiu publicar um texto curto, e Graciliano escreveu um conto chamado “Baleia”, sobre o sofrimento e a morte da cachorrinha de uma família de retirantes sertanejos. O conto fez sucesso e o jornal encomendou outros no mesmo estilo. Graciliano produziu então um conto para cada membro da família: o pai, a mãe e os dois filhos. Nascia assim Vidas secas, narrado em terceira pessoa, com treze capítulos que, por não terem uma linearidade temporal, podem ser lidos fora de ordem, como contos.

Lançado originalmente em 1938, Vidas secas retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. O pai, Fabiano, caminha pela paisagem árida da caatinga do Nordeste brasileiro com a sua mulher, Sinha Vitória, e os dois filhos, que não têm nome, sendo chamados apenas de “filho mais velho” e “filho mais novo”. São também acompanhados pela cachorrinha da família, Baleia, cujo nome é irônico, pois a falta de comida a fez muito magra.

Vidas secas pertence à segunda fase modernista da literatura brasileira, conhecida como “regionalista” ou “romance de 30”. Denuncia fortemente as mazelas do povo brasileiro, principalmente a situação de miséria do sertão nordestino. É o romance em que Graciliano alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa: o que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro.

Literatura Brasileira / Ficção / Romance

Edições (44)

ver mais
Vidas Secas
Vidas Secas
Vidas secas
Vidas secas

Similares

(33) ver mais
Caetés
Os Sertões
Auto da Compadecida
Auto da Compadecida

Resenhas para Vidas secas (3.571)

ver mais
Que livro...
on 3/3/13


Graciliano me impressionou com este livro. Seu modo seco de descrever a vida árida desses nordestinos, abusando de "expressões sertanejas" para mim, é o que torna este livro realmente brasileiro. O livro nos conta a estória, fictícia não sei até que ponto, de uma família nuclear formada por personagens singulares que vive fugindo da seca do sertão e sonhando com uma vida melhor, uma vida grande. Fabiano é um pai rude, que passa a vida consertando cercas e domando animais; sinhá ... leia mais

Vídeos Vidas secas (18)

ver mais
Resenha de Vidas Secas - Entenda a Obra-Prima de Graciliano Ramos

Resenha de Vidas Secas - Entenda a Obra-Prima

Vidas Secas, Graciliano Ramos | RESENHA

Vidas Secas, Graciliano Ramos | RESENHA

Com Defesa do ACUMULADOR e um PAPO RETO sobre Amazon | SHH!

Com Defesa do ACUMULADOR e um PAPO RETO sobre

Vidas Secas: Denúncia, preconceito contra nordestinos e estímulo da leitura ? Junior Costa

Vidas Secas: Denúncia, preconceito contra nor


Estatísticas

Desejam2.422
Trocam277
Avaliações 4.0 / 56.750
5
ranking 44
44%
4
ranking 32
32%
3
ranking 17
17%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

26%

74%

Lucas1752
cadastrou em:
01/01/2020 15:04:53
Alê | @alexandrejjr
editou em:
02/09/2023 17:16:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR