O Conhecimento Cura é o segundo livro de autoajuda para filhas de mães narcisistas da conselheira do trauma e terapeuta cognitivo-comportamental Michele Engelke. Após o grande sucesso de seu blog filhasdemaesnarcisistas.com.br e livro Prisioneiras do Espelho, Um Guia de Liberdade Pessoal para Filhas de Mães Narcisistas, usa a sua experiência como terapeuta especializada no tratamento do trauma de filhas de mães tóxicas e sofredoras de abuso narcisista para esclarecê-las a respeito do narcisismo materno e efeitos no seu desenvolvimento, comportamento, bem-estar e saúde mental.
Crescer sob a tirania de uma mãe egoísta e egocêntrica, além da negligência de um pai facilitador do narcisismo materno, compromete a capacidade da filha de mãe narcisista de tornar-se uma mulher autoconfiante e realizada. Quando compreende a extensão que também afeta os demais membros de sua família, como irmãos e irmãs, sente-se ainda mais inadequada e solitária. Como se o contexto familiar disfuncional do qual é proveniente não a causasse suficiente angústia, é incompreendida por uma sociedade que se recusa a reconhecer o seu sofrimento e a validar a sua realidade.
O Conhecimento Cura tem como objetivo central dar voz a estas mulheres e ajudá-las a construir uma narrativa pessoal coerente com a sua experiência. A autora alcança esta meta expondo as deficiências parentais e táticas de manipulação da matriarca narcisista, bem como descrevendo e explicando os problemas de comportamento e saúde mental tipicamente enfrentados por filhas de mãe narcisistas na idade adulta, como o trauma, a negação, codependência, ansiedade e depressão, entre outros. Além de identificar as atitudes e comportamentos que as ajudam a superar estes problemas, tais como: os efeitos do trauma, a fim de que se tornem capazes de readquirirem o controle sobre si e reconectarem-se com a própria vida.
A partir de relatos de clientes, realiza uma análise e a interpretação de seus casos, o Conhecimento Cura é uma ferramenta emancipadora não somente para filhas de mães narcisistas, como também para as profissionais de saúde mental envolvidas em seu tratamento e sua recuperação. Através de um estilo franco e com a sua habilidade para lidar com temas complexos, inclusive questionar tabus de família, Michele Engelke honra as vítimas de mães tóxicas e narcisistas ao mesmo tempo em que as motiva a se libertarem da influência nefasta destas e a implementarem mudanças positivas em suas vidas.
Autoajuda