O Papel Mata-Moscas e Outros Textos, do austríaco Robert Musil (1880-1942), reúne narrativas de extensões variadas, mas predominantemente curtas, do autor de dois romances célebres que marcaram o início e o fim de sua carreira literária, O Jovem Törless (1906) e o monumental Um Homem Sem Qualidades (1930-1943).
Escritor filosófico por excelência, Musil imprimiu em toda sua obra uma inquietação diante do papel do indivíduo e da massa em um mundo em conflagração. A seleção de textos forma um prisma multifacetado do pensamento de Musil. O escritor Marcelo Backes, que organizou, traduziu e é autor do posfácio do livro, considera o volume uma "realização parcial" da ideia de uma coletânea planejada por Musil pouco antes de morrer.
Compõem o livro quatro contos, três ensaios (um deles sendo uma discussão ficcional sobre a própria obra do escritor), quatro textos que podem ser considerados aforismos longos e uma coletânea de aforismos curtos. O projeto gráfico de O papel mata-moscas e outros textos é de Daniel Trench e traz como ilustração de capa e de páginas interiores algumas moscas - e suas sombras - criadas pela artista Regina Silveira.
Ensaios / Literatura Estrangeira