Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades

Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades (Orgs.) Henrique Restier...


Compartilhe


Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades





A proposta deste livro se insere na dinâmica entre relações raciais e gênero. O levantamento bibliográfico indica um amplo campo investigativo ainda a ser explorado sobre as masculinidades negras, suas construções e particularidades, sobretudo, no Brasil. Usualmente, as abordagens que relacionam as categorias de raça e gênero recaem sobre o feminino negro. Nada mais legítimo, uma vez que as interrogações sobre gênero, papéis sexuais e as desigualdades que daí advêm, tiveram seu marco teórico no Ocidente com o feminismo, que fomentou a desnaturalização dos gêneros e, portanto, sua historicidade e questionamento.

Consequentemente, o objeto principal de suas maiores preocupações incide sobre a mulher branca, enquanto o feminismo negro e o mulherismo africana, na mulher negra, logo, os homens negros e brancos tendem a aparecer em segundo plano nesses arcabouços teóricos. Não obstante, os homens brancos de classe média geralmente são vistos como não possuíssem gênero, como se fossem a referência universal de ser humano, o que não acontece com os homens negros, gays, pobres etc. Esta é uma das razões sobre a necessidade de pesquisas que contemplem masculinidades, destacando marcadores sociais de diferença e seus aspectos relacionais.

Ensaios de: Henrique Restier | Airan Albino | Caio Cesar | Tulio Custódio | Osmundo Pinho | Bruno Santana | Lucas Veiga | Tago Elewa Dahoma e Douglas Araújo.

Ensaios / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades

Similares

(2) ver mais
Seja homem
A Arte da Masculinidade. Habilidades e Costumes Clássicos Para o Homem Moderno

Resenhas para Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades (1)

ver mais
Necessário
on 5/1/23


Diálogos Contemporâneos Sobre Homens Negros e Masculinidades, dos organizadores Henrique Restier e Rolf Malungo de Souza e lançado pela Editora Contínuo, lança o leitor a se questionar a respeito das diversas relações e dinâmicas que envolvem o que é ser homem negro e a diferença, usando as palavras do livro, entre o negro-tema e o negro-vida. São abordadas as questões de gênero, sexualidade, machismo e virilidade além, é claro, do racismo. O livro é composto por 9 ensaios compostos po... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 15
5
ranking 67
67%
4
ranking 20
20%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Juliana
cadastrou em:
11/05/2019 19:36:22
Jenifer
editou em:
02/02/2021 14:49:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR