Amor e exílio é o livro de memórias de Isaac Bashevis Singer (1904-1991), um dos mais aclamados ficcionistas do século XX, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1978.
Publicada originalmente em 1984, a obra é composta de quatro relatos autônomos: “O começo”, “Um menino à procura de Deus”, “Um jovem à procura do amor” e “Perdido na América”, nos quais o autor reconta, com a maestria narrativa que lhe é característica, as principais experiências da sua vida. Estão aqui retratados a infância na Polônia, passada num chedder (escola para crianças judias) e dominada pela forte religiosidade do pai, rabino e líder espiritual da comunidade; o início da “rebelião” religiosa e intelectual do autor; o princípio da sua carreira literário-jornalística na Varsóvia do conturbado período entre-guerras; a imigração para a América e seus muitos amores.
O resultado são memórias de magnífica ressonância, habitadas pelos personagens da juventude de Singer que respiram aos olhos do leitor da maneira mágica e fascinante só conseguida por um grande escritor. O mais digno, franco e sensível relato da experiência da diáspora judaica.