Em O Dharma de Guerra nas Estrelas, Matthew Bortolin, que é fã da série e também monge budista, analisa a saga sob a sua perspectiva religiosa, e dela se vale para ilustrar os ensinamentos do Buda. Ele mostra Guerra nas Estrelas sob um novo foco, assim como nos ajuda a encontrar, ao mesmo tempo, alguma iluminação.
Em capítulos curtos e consistentes, Bortolin explora temas como karma, atenção, sofrimento e transcendendo o lado negro. No capítulo em que examina o que é o nirvana, por exemplo, ele o compara ao conceito da Força em Guerra nas Estrelas, mostrando que o nirvana não é uma espécie de céu budista ou êxtase mental, pelo contrário, o nirvana está além de todos os conceitos e idéias.
Os fãs ávidos de Guerra nas Estrelas gostarão das referências detalhadas oferecidas por um devotado fã da série, enquanto os espectadores casuais da saga a perceberão de forma bem mais atrativa após a leitura desse livro.
Aqueles ainda não apresentados ao Budismo aprenderão bastante da forma acessível e humana pela qual Bortolin apresenta essas idéias, enquanto os mais familiarizados vivenciarão novos insights em função dessa abordagem inovadora. Eis um livro que, ao mesmo tempo em que entretém com humor, oferece sabedoria e discernimento.