Ao contrário da montanha de livros produzidos na esteira de uma crise financeira, este livro não é apenas um guia para o que acontece na economia quando algo dá errado. Ele é um manual definitivo para ensinar tudo que você precisa saber sobre as engrenagens da economia, em tempos bons ou ruins.
Ao longo de seus 50 capítulos, claros e ricos em informação, o destacado jornalista britânico Edmund Conway aborda desde conceitos básicos, como oferta e procura de trabalho, até questões complexas da contemporaneidade. O que são crises de crédito e por que elas acontecem? Por que a globalização importa? O que é a “teoria dos jogos”?
No entanto, Conway organiza o seu livro de modo que o leitor consegue ser conduzido por um itinerário que evolui com o próprio tema. Você encontrará conceitos e teorias como as teorias clássicas; a teoria de Adam Smith e a “mão invisível do mercado”; a clássica lei da oferta e da demanda; capitalismo x comunismo; economias micro e macro; Bancos Centrais; energia e petróleo; bolhas especulativas; déficits governamentais; mercados monetários; teorias recentes sobre as relações entre riqueza e felicidade.
O livro, que integra a aclamada coleção inglesa “50 Ideias”, traz exemplos da vida cotidiana e opiniões de grandes pensadores do gênero. Para Conway, a economia não pode ser vista como algo distante da realidade de cada um de nós porque ela “é, em essência, o estudo das pessoas” e “uma investigação sobre a maneira como as pessoas têm sucesso, sobre o que as faz felizes ou contentes, sobre como a humanidade conseguiu, sobre o autor ao longo de gerações, tornar-se mais saudável e próspera.