A Aldeia de Stiepântchikov e Seus Habitantes

A Aldeia de Stiepântchikov e Seus Habitantes Fiódor Dostoiévski




PDF - A Aldeia de Stiepântchikov e Seus Habitantes


A Aldeia de Stiepantchikov e seus habitantes é um romance de Fiódor Dostoiévski publicado pela primeira vez em 1859.



Na Aldeia de Stiepântchikov convivem personagens cujas ambições mesquinhas, fragilidades, demências, fracassos e humilhações encontram abrigo as relações de dependência e interesse que estabelecem entre si. É um mundo de incoerência e opressão, onde Dostoiévski expõe a tragédia daqueles cuja dignidade e ambição pessoal são feridas profundamente.



Mas o humor e os personagens de Stiepântchikov que tornaram este romance único entre os textos de seu autor - e talvez a figura de Fomá Formich Opískin represente ainda melhor essa conjução. Temperamental, vaidoso e egoísta, é um agregado que vive no ócio, alegando que suas qualidades intelectuais orientarão a todos no caminho de uma vida melhor - para desgraça, por exemplo, dos camponeses submetidos a duvidosas lições de francês e astronomia.



Fomá tornou-se um pequeno tirano, utilizando os recursos aprendidos no passado de ator bufão, dramatizando sua condição e chantageando a todos. É quem forja as intrigas e humilha quem demonstra a menor submissão a suas determinações, e em torno da sua figura acaba girando a vida daquela comunidade. Na verdade, Fomá, e tantos outros personagens semelhantes, representa aqueles que tem conciência de seu passado humilhante, que sabem de suas grandes limitações, mas que deixam vivo em seu íntimo o fogo da mesquinhez e do ódio contra o próximo.





A Aldeia de Stiepântchikov e Seus Habitantes

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Aldeia de Stiepântchikov e Seus Habitantes (67)

ver mais
Diferente das que o Dostoiévski costumava escrever.


O personagem Fomá Fomitch é a representação de uma pessoa tóxica, manipuladora e parasita. Em vários momentos tive vontade de ?entrar? na história só para dar uns chacoalhões nele. Aliás, não só ele é tóxico. Mais da metade dos personagens possuem ?desvios de conduta?. Conforme sabido, a escrita de Dostoiévski é maravilhosa, mas está história não me agradou muito por causa do ranço que algumas passagens me causou, mas isso não significa que ela não seja boa. Se o intuito do autor ...