Por que o mundo moderno é como é? Como o pensamento contemporâneo chegou às idéias fundamentais e aos princípios funcionais que influenciam tão profundamente as nossas sociedades? Neste livro, Richard Tarnas apresenta uma narrativa concisa da história do mundo ocidental, da Grécia Antiga ao pós-modernismo, fornecendo um relato coerente da evolução do pensamento e de suas mudanças através dos tempos.
Num fascinante mergulho na história, Tarnas discute as idéias mais importantes que moldaram a nossa civilização, de Platão a Hegel, de Agostinho a Nietzsche, de Copérnico a Freud, num tour de force intelectual que vem sendo apontado pela crítica como a mais criativa e abrangente análise da história do pensamento ocidental.
Segundo o autor, além da necessidade de tornar esta história mais acessível ao público, A Epopéia do Pensamento Ocidental narra uma história que merece ser contada ?por possuir a dinâmica, a escala de ação e a beleza de um grande épico: a Grécia Antiga e Clássica, a Era Helênica e a Roma Imperial, o Judaísmo e o surgimento do Cristianismo, a Igreja Católica e a Idade Média (...) há uma grande tragédia aqui. E algo que ultrapassa a tragédia?.
Segundo David Steindl-Rast, co-autor, ao lado de Tarnas, de Belonging to the Universe, o autor acumulou uma quantidade impressionante de dados, mas poupou o leitor da confusão que esse conhecimento poderia gerar em sua mente, criando uma história que enfoca, acima de tudo, o êxtase do pensamento e o relacionamento do pensamento com o mistério da vida, combinando uma visão profunda e persistente com impecável erudição.