A história acontece no Rio de Janeiro, entre 1891 e 1893. Camila é casada com Francisco Teodoro, um rico comerciante de café, com quem tem quatro filhos: Ruth, Lia, Rachel e Mário. Em uma época em que o Brasil era a república do café com leite, o trabalho e o dinheiro são as coisas mais importantes para Francisco. Mas a ganância, a fraude, a traição e a mentira corroem e corrompem a família. Muitos segredos são escondidos, um deles é a relação extraconjugal que Camila tem com Gervásio, o médico da família.
Durante a história, Francisco Teodoro acaba se envolvendo em negócios arriscados e provoca a falência de seu negócio. Por consequência, a família Teodoro como um todo é desestruturada.
A infidelidade e a independência são temas essenciais nesta obra. É importante ressaltar que, no Brasil, o divórcio foi instituído formalmente apenas em 1977. Portanto, a obra retrata, a partir da perspectiva feminina, as hipocrisias e os jogos de poder das classes sociais mais altas da então capital brasileira, principalmente com relação ao casamento.
A edição da Campos Editora tem posfácio de Anna Faedrich e ilustrações de Juliana Grünhäuser.