O enredo fala de um triângulo amoroso entre o rico e perverso Conde Cesare Brevegliere e os apaixonados Giuseppe Cappelini e Fiorella Monicelli. Ao cobrar uma dívida feita pelo pai de Fiorella, o Conde exige dele a mão da única filha. Assim, ela vê a vida mudar drasticamente ao ser obrigada a se casar com o homem.
Por outro lado, o pano de fundo do romance traz o regime colonial brasileiro, juntamente com o escravismo que marcou a época. A escritora Florides Bertuzzo aposta em personagens secundários intrigantes para construir a história. Chico Manco, um velho escravo conhecido pelo misticismo que o permitia ver o passado e futuro, tem previsões sobre um grande mal que prejudicará todos os escravos da Fazenda dos Ipês. Sem saber de início do que se tratava, ele vem a descobrir, posteriormente, que o mal seria a grande ambição do Conde Cesare.
Fazenda dos Ipês revela uma história inspiradora cheia de surpresas sobre o amor e uma trama que viaja da Itália ao Brasil em uma emocionante mensagem sobre a fé em tempos difíceis.