O valor que o esoterista atribui à palavra "sexo" não é o mesmo das pessoas comuns. O esoterista fala de "força vital", ou então de um poder que procede da Grande Causa Inicial, responsável por tudo o que existe. Além dessa atribuição, o esoterista concede ao sexo uma missão, qual seja, a da criação das novas formas de vida, lembrando que toda forma necessita da combinação de duas forças. Declara ainda Dion Fortune que as vantagens da união carnal advêm, não das reações físicas, mais sim das correntes magnetizadas no duplo etérico da matéria sutil, na qual nosso denso corpo físico procura sustentar-se. Assim, a excelência da relação sexual está no ato de união das auras até o momento em que os dois corpos conjugados se achem encaixados numa única concha áurica.
Dion Fortune dá início à explicação da evolução do homem pelos sete planos existenciais e pela interação do positivo com o negativo nos planos não-físicos. É esta a lição básica do significado oculto do intercurso sexual que a Autora apresenta com admirável lucidez, partindo da ideia de que o livro foi escrito "em primeiro lugar para aqueles que desconhecem o assunto do ponto de vista do oculto, mas que, todavia, o procuram com a mente aberta à informação que mais os auxilie a solucionar os verdadeiros problemas vitais".
Certamente, nas inteligentes revelações da Autora o leitor irá colher inspiração e compreensão sobre o Carma e os vínculos cósmicos que unem os espíritos entre si, ou sobre o modo como esses espíritos encontram seus pares; o fenômeno das "almas gémeas" e as consequências de um casamento "perfeito".