A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial

A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial Sonia A. Siqueira




PDF - A inquisição portuguesa e a sociedade colonial


A INQUISIÇÃO NO BRASIL

A inquisição visitou o Brasil. Procurou os que diziam blasfêmias, os bígamos, os maus padres, as más esposas, as bruxas, as feiticeiras, e os que teimavam em se comportar conforme os rituais judaicos na sua maneira de se vestir, de comer, de viver. Prendeu alguns, repreendeu outros, levou uns tantos as prisões de Lisboa. Não teve, no entanto, o vigor dos Tribunais da America Espanhola. Tampouco se transplantaram para a Colônia as estruturas metropolitanas. Mesmo Colônia, o Brasil não foi decalque de Portugal. Marcou, desde o século XVI, sua originalidade.

Esse é o tema de A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial. O Santo Oficio trazido de Portugal foi aceito no Brasil? Que buscou entre os colonos?Andou atrás dos judeus batizados que povoavam as nossas terras e mantinham a produção e o comércio de açúcar? Ou dos mamelucos que tentando ser brancos eram traídos pelo sangue materno e voltavam, depois de batizados, aos rituais indígenas?





A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.