A Marcha para o Oeste

A Marcha para o Oeste Cláudio Villas-Bôas
Cláudio Villas-Bôas
Orlando Villas-Bôas
Orlando Villas-Bôas




PDF - A Marcha para o Oeste


“Agarre este livro com as duas mãos, com a cabeça e com o coração”: o conselho de Darcy Ribeiro no texto de apresentação de A marcha para o Oeste prepara o leitor para as centenas de páginas de emoção, ciência e história que se seguem, e que se deixam ler como um empolgante enredo de aventuras na selva. Baseado nos diários escritos pelos irmãos Claudio (1916-98), Leonardo (1918-61) e Orlando Villas Bôas (1914-2002) durante e após sua participação à frente da Expedição Roncador-Xingu (1943-49), organizada pelo governo federal, este livro híbrido entre a literatura de viagem, a análise antropológica e o ensaio histórico é relançado numa nova e cuidadosa edição da Companhia das Letras.
Além de mapear e desbravar boa parte da Amazônia meridional, os Villas Bôas foram os principais responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu, primeira terra indígena homologada no país, e receberam reconhecimento mundial por sua atuação incansável e pioneira na defesa dos direitos e tradições dos índios. Os irmãos paulistas foram os idealizadores de uma nova política indigenista, baseada no respeito e na convivência pacífica entre brancos e índios. Enriquecido com mapas e imagens captadas durante a permanência dos Villas Bôas entre os índios - mais de quatro décadas no total -, A marcha para o Oeste permanece como uma referência imprescindível para o estudo da formação do Brasil contemporâneo e da própria identidade de seu povo.





A Marcha para o Oeste

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Marcha para o Oeste (3)

ver mais


Meu gênero preferido de leitura, é aventura e este livro é o máximo no assunto. Fiquei maravilhado com a coragem dos irmãos Villas Boas e acho que se vivesse na mesma época, teria tido o prazer em participar da marcha para o oeste. Vc. vai conhecer como foi desbravado nosso território. Leia. Acabo de ver no cinema, Xingu, que é o livro em filme. Nunca que um filme vai conseguir a riqueza de detalhes que tem no livro, mas mesmo assim vale a pena ver. Além do mais, esta marcha foi ide...