A Saga do Gaúcho Martin Fierro

A Saga do Gaúcho Martin Fierro José Hernandez




PDF - Martin Fierro


Martín Fierro é um poema de José Hernández, obra literária de grande popularidade na Argentina. Foi publicada pela primeira vez em 1872 com o título El gaucho Martín Fierro, e sua continuação, La vuelta de Martín Fierro, surgiu em 1879. Através deste livro, o autor conseguiu fazer-se escutar e ter eco para suas propostas a favor da causa do gaúcho. Sua obra narra o caráter independente, heróico e sacrificado dos habitantes dos pampas, e os situam como os verdadeiros representantes do caráter argentino, algo que contrariou os interesses políticos vigentes na época de Hernández. O Martín Fierro tem a peculiaridade de não estar escrito na forma culta do espanhol, mas sim, copiando foneticamente a forma de falar dos gaúchos. O prestigioso escritor Leopoldo Lugones, em sua obra El payador qualificou este poema como "o livro nacional dos argentinos" e reconheceu no gaúcho sua qualidade de legítimo representante do país, símbolo da argentinidade. Para Ricardo Rojas, representava o clássico argentino por excelência. O gaúcho deixava de ser um homem "fora-da-lei" para converter-se em herói nacional. Leopoldo Marechal, num ensaio intitulado Simbolismos del "Martín Fierro", buscou-lhe uma interpretação alegórica. José María Rosa viu no "Martín Fierro" uma interpretação da história argentina.





A Saga do Gaúcho Martin Fierro

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Saga do Gaúcho Martin Fierro (4)

ver mais
Eis que nasce o "Gautcho"....


Essa obra é o retrato do gaucho (diga-se gautcho), aquele dos pagos argentino, não aquele retratado por José de Alencar de forma romantizada, mas sim o verdadeiro homem do campo que foi adotado como modelo do gaúcho do sul. Hernandez consegue, através de Martin Fierro, descrever a personalidade do homem do campo, homem seco e direto. O livro várias vezes é citado nas composições das músicas do sul do país (e não me refiro aqui "a tche music"). Ou seja, essa obra é essencial para aquele...