Uma lenda no coração dos Andes sobre civilizações e povos de todos os tempos. Amores e batalhas. Reencontros e desaparecimentos. Um misterioso amuleto e uma história que atravessa séculos e diversos países. Feras lutando pelo Bem e pelo Mal.
Tudo isso ligado a uma pequena feirante camponesa, que vive junto às alpacas em um casebre aos pés da Vinicunca, Montanha de Sete Cores, em um vilarejo remoto peruano. Cada trecho desta história é tingido pelas cores da terra que Wayra chama de lar. Uma jovem com uma missão e um grande amor, que faz do propósito de sua vida, uma lenda contada por gerações, por meio das músicas que toca na Flauta de Pan, dos relatos de seus antepassados, dos conhecimentos escondidos em uma biblioteca no deserto, e da comunhão eterna com a terra.
Uma onça, uma águia e uma serpente mortal são apenas o início de sua perseguição por todo um continente, assim como, misteriosamente, acontecera com sua mãe. Respostas perdidas nos manguezais brasileiros levam “a menina com nome de vento” de encontro ao seu destino e ao dos povos andinos.