Jogador Nº1, romance de ficção científica de Ernest Cline publicado em 2011 e recém-adaptado para os cinemas pelo mestre Steven Spielberg, se tornou uma das mais aclamadas obras da cultura pop desta década. Coberto de referências e homenagens, o livro é uma ode aos nerds e geeks. Agora, neste Almanaque Jogador Nº1, o leitor pode se aprofundar em todas as citações, easter eggs e mensagens cifradas presentes na trama, ambientada em um universo virtual que recria a década de 1980. É o guia completo para aproveitar ao máximo essa aventura fantástica que está conquistando o mundo.
Se os anos 1970 marcaram o renascimento do cinema como uma época em que os diretores passaram de coadjuvantes dos produtores a mestres criativos, culminando em grandes e influentes obras, os anos 1980 deram a esses mesmos profissionais o direito de sonhar mais alto. Aliada às novas tecnologias, a indústria abriu seus cofres para a fantasia e a ficção científica, dando vida a imagens até então apenas registradas nas páginas das histórias em quadrinhos. Bancas repletas de novidades todos os dias, cinemas trazendo os nascentes blockbusters para multidões ávidas e opções sem-fim de desenhos animados não tardaram em tornar essa a década em que a cultura nerd fincou raízes – cultura essa em que Ernest Cline mergulha fundo para povoar seu Jogador Nº 1.
A riqueza da pesquisa de Cline por essa década revolucionária inspirou este Almanaque Jogador Nº1, complementando com mais curiosidades e detalhes o vasto universo do romance. Com seções sobre filmes, personagens, jogos, músicas, livros e revistas, programas de TV e muito mais, o livro escancara as portas desse período tão fértil para a imaginação humana – que gerou, como poucos, lembranças marcantes que acompanham até hoje uma geração e seguirão fascinando tantas outras.