Argumentação nas Decisões Judiciais

Argumentação nas Decisões Judiciais Paulo Roberto Soares Mendonça




PDF - Argumentação nas Decisões Judiciais




A obra elaborada por Paulo Roberto Soares Mendonça, A Argumentação nas Decisões Judiciais, traz, possivelmente, uma nova contribuição para o encaminhamento do debate sobre o judiciário. A iniciativa da Editora Renovar marca, nesse raciocínio, um avanço numa dupla direção. Numa linha, pontua através da leitura das reflexões do professor Paulo Roberto Soares Mendonça a necessidade de enquadrar, também, a perda da substância da função jurisdicional, a partir da compreensão do processo decisório do juiz. Noutra direção, o livro ora publicado, ao mesmo tempo em que traduz uma perspectiva de instrumento analítico a respeito do judiciário, é um espaço relevante no sentido de mapear determinadas soluções, ao sublinhar que o papel essencial do magistrado não é de um mero aplicador da lei, mas precipuamente de uma intensa criação. De tal fato decorre não apenas a pretendida Mudança do perfil do juiz, mas a da própria natureza do Direito. Nesse diapasão é que fundamenta a riqueza da obra. A Argumentação nas Decisões Judiciais. O autor direciona seu questionamento sobre o judiciário mais a uma visão global, ao reforçar essa imperiosidade de conceber de outro modo o próprio fenômeno jurídico.





Argumentação nas Decisões Judiciais

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Argumentação nas Decisões Judiciais (0)

ver mais
Direito é a arte do bom e do justo.


Argumentar nas decisões judiciais, pelo menos sob a perspectiva do autor, tem o condão de compatibilizar o legalismo jurídico aos anseios da sociedade. Tese interessante, mas que inevitavelmente resvala em decisões manipulativas e pior, no ativismo judicial. É como se trouxéssemos a ´´politicagem`` para dentro do judiciário e em nome dela, favorecêssemos grupos dos mais variados. Fazer justiça, a despeito dessas considerações, significa dar a cada um o seu direito. Significa, sobretud...