Aristóteles em Nova Perspectiva

Aristóteles em Nova Perspectiva Olavo de Carvalho




PDF - Aristóteles em Nova Perspectiva


Há embutida nas obras de Aristóteles uma idéia medular, que escapou à percepção de quase todos os seus leitores e comentaristas, da Antiguidade até hoje. Mesmo aqueles que a perceberam – e foram apenas dois, que eu saiba, ao longo dos milênios – limitaram-se a anotá-la de passagem, sem lhe atribuir explicitamente uma importância decisiva para a compreensão da filosofia de Aristóteles.

No entanto, ela é a chave mesma dessa compreensão, se por compreensão se entende o ato de captar a unidade do pensamento de um homem desde suas próprias intenções e valores, em vez de julgá-lo de fora; ato que implica respeitar cuidadosamente o inexpresso e o subentendido, em vez de sufocá-lo na idolatria do “texto” coisificado, túmulo do pensamento. A essa idéia denomino Teoria dos Quatro Discursos. Pode ser resumida em uma frase: o discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica (lógica).





Aristóteles em Nova Perspectiva

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Aristóteles em Nova Perspectiva (0)

ver mais
Divisão. Apelo à esquerda (da qual faço parte, a julgar pela direita brasileira atual


Primeiramente: não é bem uma resenha, eu não sou formado em Filosofia, eu não conheço a obra completa de Aristóteles...mas, eu peço, encarecidamente, que leiam esse livro. Se algum especialista em Aristóteles achar prejudicial o que o autor escreveu, favor, me contatar (para fins de conhecimento, eu gosto de aprender coisas novas) e explicar as razões também. Se quiserem um resumo, pulem para o último parágrafo. Existe uma história, atribuída a Jesus - ao que parece, erroneamente -...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR