Culto e místico, o autor alia a cultura da cabeça à cultura do coração, e por isso pode indicar neste livro as chaves externas e internas que nos podem abrir o portal que leva ao Templo do Saber e através dele ao Templo da Sabedoria.
As chaves externas são os templos e igrejas "feitos de cal e pedra" dos quais depois "não restará pedra sobre pedra", e as internas são as ocultas no íntimo de cada ser vivente. Tanto num caso como no outro, essas chaves só podem ser usadas pelo próprio candidato que sincera e corretamente procura o Deus que está tanto fora como dentro de si mesmo. O caminho dessa busca chama-se Iniciação, que é simbólica no templo externo e real no templo interno.
Daí o autor descreve-nos com muita habilidade e simplicidade as iniciações egípcia, hebraica, cristã, maçônica e yóguica e suas relações com o homem. Nessa linha, ele aborda detalhadamente o método do Yoga através de seus passos progressivos, e o método cristão admiravelmente exposto no famoso Sermão da Montanha.
Ao Reino Interno ele mostra como se pode chegar à união com o Supremo através do Saber, e da realização do Amor e União com a vida universal. Então o candidato compreenderá realmente os mistérios da Unidade e sentirá em si o significado transcendente da famosa máxima: "Eu e o Pai somos um".