Esta é uma daquelas raras obras capaz de tirar o leitor da zona de conforto. Ela nos conduzirá pelas veredas dos Salmos, ajudando-nos a enxergar que as maldições não apenas são verdades, mas que ocupam um terço de todo o livro do Saltério.
Renato Gusso, munido de profundo conhecimento das línguas originais, esclarece os leitores, especialmente aqueles acostumados com a mensagem de Jesus de orar pelo bem dos inimigos (Mt 5.44-45), a qual Paulo corroborou (Rm 12.14), e que não conseguem entender o porquê da presença de palavras tão agressivas em algumas das orações de seus heróis bíblicos.
As maldições no livro de Salmos é indispensável para esclarecer o real significado (ou significados) das maldições que aparecem no Saltério. Gusso usa uma riquíssima bibliografia teológica, sobretudo o texto hebraico da Bíblia Hebraica Stuttgartensia, com a finalidade de ajudar aqueles que atualmente encontram grandes dificuldades de obter uma boa interpretação dos textos literários de Salmos. Certamente trará luz ao entendimento de muitos cristãos!