PDF - Bartleby, o escriturário
Publicado anonimamente em 1853, Bartleby, o escriturário: uma história de Wall Street revela o estilo bem-humorado e por vezes sombrio de Herman Melville (1819-1891). Trata-se de uma história surpreendente pela simplicidade e aterradora pelo realismo. O narrador, um bem-sucedido advogado, contrata Bartleby para trabalhar como auxiliar de escritório. Ele se mostra um prestativo funcionário até que um dia, sem razão alguma, responde a um pedido de seu chefe com um desconcertante "Prefiro não fazer". Esse desacato, essa insubordinação ultrapassa a compreensão humana: é como se rompesse com a organização moral do mundo, desafiando verdades até então universais.
Bartleby, o escriturário
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Vídeos Bartleby, o escriturário (3)
ver mais
Bartleby, o Escrivão, de Herman Melville + Agamben
EP #014 | Bartleby, o escrevente, de Herman Melvil
Bartleby, O escriva?o (Herman Melville) | Tatiana
Resenhas para Bartleby, o escriturário (449)
ver mais
Eu já conhecia a escrita dramática de Melville em Moby Dick, então foi uma surpresa me deparar com Bartleby que possui um tom mais humorístico - pensem em algo como Os Aspones ou The Office.
O conto é sobre um advogado que contrata um escriturário que simplesmente declara sua vontade de não fazer nada, e as consequentes formas para obrigar o funcionário a trabalhar vão do cômico ao trágico.
É uma boa crítica ao sistema capitalista, algo raro de se encontrar na literatura estaduni...
leia mais