Biografia de um olho, do autor palestino/jordaniano Ibrahim Nasrallah, é um romance baseado na história real da fotógrafa palestina Karima Abbud (1893-1940).
Personagem real, Karima foi a primeira mulher fotógrafa do mundo árabe. Nasceu em 1893, numa família cristã de Belém, na Palestina, e morreu em 1940, oito anos antes da Nakba (Catástrofe) — quando mais de 750 mil palestinos foram expulsos, outros milhares exterminados e mais de 500 vilarejos destruídos pelos sionistas.
A narrativa se desenrola no período entre os últimos anos do Império Otomano e a ocupação inglesa, chamada de Mandato Britânico na Palestina, e apresenta uma sociedade perfeitamente funcional, moderna e diversa. Enquanto acompanhamos Karima na sua trajetória até se consolidar como fotógrafa profissional e ganhar amplo reconhecimento dentro e fora de seu país — chegando a ter seis estúdios fotográficos na Palestina — conhecemos o contexto histórico que ambientou e forjou o que viria a acontecer em 1948.
Em Biografia de um olho, Ibrahim Nasrallah presta uma homenagem a Karima Abbud, a seu trabalho como fotógrafa e nos entrega uma Palestina viva, cheia de gente, de belas casas, plena de história e cultura.