Uma obra-prima sobre o fascinante mundo dos buracos brancos. Em seu novo livro, Rovelli nos convida a experimentar a febre e a inquietação da ciência ― e a surpreendente vida de um buraco branco.
Ao contrário dos buracos negros, cuja existência já foi comprovada pela física e pelas observações astronômicas, não há evidências concretas acerca dos chamados buracos brancos. Mas segundo Carlo Rovelli, que pesquisa o tema há alguns anos, eles existem, e seriam como um buraco negro se pudéssemos filmá-lo e rodar o filme ao contrário. Neste livro, ele explica o que acontece na fronteira dessas estranhas estrelas, o horizonte, onde as noções de tempo e espaço parecem se romper.
Apesar da complexidade do tema, Carlo Rovelli consegue capturar a essência mais pura de sua ciência com precisão e lirismo. Buracos brancos, assim como outras de suas obras, é notavelmente claro em suas explicações, mas vai além: a erudição e a sensibilidade de Rovelli permitem ao leitor estabelecer uma conexão imediata com os anseios humanos e com a eterna tentativa de dar sentido ao mundo. Uma leitura imperdível.
“Eu daria este livro a qualquer pessoa, jovem e adulta. Seu livro é uma obra de literatura.”
― The Standard
“Uma das melhores coisas em Buracos brancos é o vislumbre que Rovelli oferece da mente de um físico que trabalha nos limites do universo conhecido, e a insegurança fundamental de criar teorias inovadoras e depois divulgá-las. […] Se você quiser se lembrar por que um dia se apaixonou pela ideia do cosmos, ou quiser se apaixonar por essa ideia pela primeira vez, então este livro é para você.”
― The Guardian