Esta obra, mais que uma compilação, é o resultado de um intenso trabalho de pesquisa do autor, que, ao remexer no pó de vários arquivos, gavetas de despejo de centros espíritas cinquentenários, ou até mesmo centenários, encontrou mensagens de Chico Xavier, as quais foram psicografadas entre 1933 e 1954, que nunca foram publicadas nas obras do renomado médium.
O capítulo Romaria das Graças , por exemplo, mostra como foi a primeira viagem de Chico para o Rio de Janeiro. Há, ainda, comunicações inéditas de Eurípedes Barsanulfo e de Bezerra de Menezes.
Por se tratar de um trabalho de resgate de antigas comunicações psicográficas, inéditas ao grande público da geração atual, é natural que cada uma delas tenha sua história, refira-se a um determinado episódio, a uma viagem de Chico ou a um acontecimento espírita de alguma importância.
Dando um toque de requinte ao trabalho, a obra é ilustrada com comentários diversos e fotografias históricas do movimento espírita, sendo a maior parte delas também inédita.