"O mais cru e acachapante retrato já pintado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em toda a sua história...". É o que promete o Ex soldado da PM Rodrigo Nogueira, no livro COMO NASCEM OS MONSTROS, escrito por detrás das grades do presídio da corporação (aonde está até hoje). Condenado injustamente a mais de trinta anos de prisão, ele agora revela o que nunca antes alguém teve a coragem de revelar e explica como se dá o processo que transforma homens comuns em verdadeiros Monstros, que todas as semanas invariavelmente estampam novos escândalos de brutalidade e despreparo policial. Nas palavras do autor: "A PMERJ está terrivelmente doente, isto é notório, então, quais são os mecanismos, os fatores que levam tantos ao abismo após a decisão de abandonar a vida para viver a farda? Por que é tão grande assim o número de policiais criminosos? Que todos saibam daquilo que se passa dentro das viaturas e gabinetes e que isso ajude, de alguma forma, a impedir que mais homens sejam expostos a essa bactéria tão arrasadora, destruidora de tantos sonhos e espíritos.
É uma obra com o intuito de fazer despertar." Uma história verdadeira, forte, densa, que detalha desde o início a formação do PM carioca e vai até ponto em que ele se torna um assassino frio e impiedoso, um criminoso profissional, capaz das mais elaboradas artimanhas para atingir seus objetivos e esconder os seus pecados. Não há como atravessar estas páginas, escritas com o coração do autor, e manter-se indiferente a tantas e tão óbvias verdades, talvez a mais perturbadora de todas entregue já na frase que inicia o primeiro capítulo; "Não há inocentes."
Definitivamente, "...conheça a sujeira por detrás da farda e tire suas próprias conclusões; você nunca mais olhará uma viatura da mesma maneira..."