Conservadorismo

Conservadorismo Michael Oakeshott




PDF - Conservadorismo


O racionalismo na política, As massas na democracia representativa e Ser Conservador, pela primeira vez reunidos em um único livro para o público brasileiro, podem ser considerados como a melhor introdução ao pensamento do grande filósofo conservador Michael Oakeshott. Os três ensaios são reflexões claras e instigantes sobre aspectos do complexo mundo político e de seus atores e conceitos. Em uma analogia tomada de empréstimo do Marquês de Halifax, figura a qual Oakeshott admirava profundamente, o Estado seria um navio que não saía de nenhum porto, nem se dirigia a lugar algum, o trabalho era unicamente equilibrá-lo em um mar instável e imprevisível.
A priori tal posição pode parecer de um niilismo blasé, mas ao seguirmos a leitura dos ensaios selecionados fica claro o raciocínio lúcido e sofisticado que levou o filósofo inglês a ser um dos mais lidos em seu país. Leitura mais que necessária para tempos de polarização política.





Conservadorismo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Conservadorismo (9)

ver mais
Três ensaios muito bons e bem atuais


Uma coleção de três ensaios de Michael Oakeshott que dão muito o que pensar. Principalmente os dois primeiros. O primeiro ensaio, "Racionalismo na política", define conceitos como o conhecimento técnico (que pode ser obtido formalmente por um guião/manual) e o conhecimento prático - intangível - via tradições, família, etc. O racionalista seria alguém que abraça 100% o conhecimento técnico e se considera numa missão de levar esse conhecimento a todos. O ensaio discute causas e consequ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR