H. P. Lovecraft não foi apenas o maior inovador do gênero fantástico depois de Edgar Allan Poe, influenciou também grande parte da literatura insólita, seja ela gótica, de horror ou ficção científica do século XX. Até os dias de hoje, Lovecraft continua a inspirar autores, ilustradores, quadrinistas, roteiristas e diretores de cinema de todo o mundo. Ao criar um universo ficcional em torno da ideia de que a Terra, muito antes do aparecimento do ser humano, fora habitada por monstruosas divindades alienígenas que poderiam ser invocadas, com consequências nefastas para a humanidade - , Lovecraft criou um subgênero da literatura fantástica que ficou conhecido como horror cósmico. A enorme influência exercida por seus contos e novelas pode ser identificada na obra de autores tão diversos como Stephen King, Alan Moore, Neil Gaiman, Robert E. Howard, Fritz Leiber, August Derleth,William S. Burroughs, Jorge Luis Borges, Philip K. Dick e Arthur C. Clarke, para citar alguns.
Esta edição reúne pela primeira vez em língua portuguesa o cerne da produção lovecraftiana: a narrativa curta completa, composta de todos os contos do mestre do horror cósmico e do macabro, à exceção das novelas, noveletas e romances breves, de seus escritos como ghostwriter e das histórias de autoria compartilhada.
Para traçar um panorama coerente da opera lovecraftiana, as 61 histórias foram divididas em blocos temáticos e anotadas. A organização apresenta vasto apêndice contendo ensaio biográfico, ensaios críticos, iconografia, filmografia, bestiário, cronologia e bibliografia elaborados pelos principais estudiosos brasileiros do autor. A introdução e a supervisão editorial são de S.T. Joshi, o maior especialista da atualidade na vida e na obra de Lovecraft.