Cínico e sarcástico, Ambrose Bierce - ao lado de Allan Pöe e Lovecraft - é um monumento das narrativas de terror norte-americanas.
A presente antologia reúne seis histórias curtas desse fenomenal escritor e cáustico jornalista.
"Óleo de Cão" é um conto cruel: o pai sacrifica cães para preparar, em seus ebulientes caldeirões, um lucrativo óleo medicinal de eficácia duvidosa; a mãe, elimina bebês indesejados. Por acaso, ele – o filho – une o útil ao agradável, mas precipita uma tragédia familiar. Uma horrenda narrativa, na qual Bierce destila todo o seu sarcasmo.
Um homem está perdido em um antigo e lúgubre cemitério de um lugar estranho e desconhecido. Por que está ali, não sabe. Vaga por entre túmulos ancestrais e aos poucos sente que a lucidez o abandona. "O Habitante de Carcosa" é um clássico de Bierce, que inspirou Robert W. Chanbers em "O Rei de Amarelo", e H. P. Lovecraft em sua mitologia de Cthulhu.
Em "Uma Prisão", um assassino, fugindo da cadeia, após ferir o carcereiro, embrenha-se numa floresta, assomando, depois, numa velha estrada, onde um sinistro e implacável perseguidor o aguarda.
De volta a casa, passando pela propriedade do velho Baker, sob cuja hospitalidade desaparecera, há sete anos, um mascate andarilho, o Reverendo Cummings tem um encontro com uma macabra aparição. Este é o cerne de "Presente a um Enforcamento", um conto fantasmagórico.
O funeral de John Mortonson é um conto fúnebre, notabilizado pelo desfecho cruel. John Mortonson saíra de cena. Agora, parentes e amigos estão em volta de seu caixão. Mas algo de inusitado ― e terrível ― está por acontecer.