Crítica da Razão Negra

Crítica da Razão Negra Achille Mbembe




PDF - Crítica da Razão Negra


De todos os humanos, o negro é o único cuja carne foi convertida em mercadoria. Aliás, negro e raça têm sido sinônimos no imaginário das sociedades europeias. Desde o século XVIII, constituíram ambos o subsolo inconfesso e muitas vezes negado a partir do qual se difundiu o projeto moderno de conhecimento – e também de governo. Será possível que a relegação da Europa à categoria de mera província do mundo acarretará a extinção do racismo, com a dissolução de um de seus mais cruciais significantes, o negro? Ou, pelo contrário, uma vez desmantelada essa figura histórica, todos nós nos tornaremos os negros do novo racismo fabricado em escala global pelas políticas neoliberais e securitárias, pelas novas guerras de ocupação e predação e pelas práticas de zoneamento?
Neste ensaio ao mesmo tempo erudito e iconoclasta, Achille Mbembe empreende uma reflexão crítica indispensável para responder à principal questão sobre o mundo contemporâneo: como pensar a diferença e a vida, o semelhante e o dessemelhante?





Crítica da Razão Negra

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Crítica da Razão Negra (9)

ver mais
Diário da necrópole


Ao primeiro contato com o título desse livro, inevitável se torna perguntar: Que é a "razão negra" que se pretende criticar? Não tarda Achille Mbembe a indicar que se trata de um termo ambíguo, que designa várias coisas ao mesmo tempo: um modelo de exploração ou um paradigma da sujeição e das modalidades de sua superação, por exemplo. Em todas, presente está a raça enquanto elemento central. Como algo fungível e solúvel, mostra-nos o autor que a ideia de ?negro? é constantemente produ...