para algumas mulheres, a Psicologia continua sendo um aparato de opressão: tratadas por muito terapeutas como anormais, desviantes ou traumatizadas, lésbicas estão sofrendo lesbofobia dentro da clínica. na ausência de conhecimento na psicologia sobre o assunto, "Cuidado com mulheres lésbicas: prática clínica em psicologia" surge para quebrar o silêncio.
a partir de contos ficcionais sobre mulheres lésbicas que vão à terapia e de terapeutas que as recebem, são construídas reflexões sobre os temas que as histórias dessas mulheres nos trazem, além da análise de como se deu o atendimento com cada uma delas.
estão entre os temas abordados: a lesbofobia na clínica; heterossexualidade compulsória; auto-ódio e invisibilidade; sexualidade como expressão de gênero; lesbianidade tardia; sendo eles permeados pela lógica do cuidado, da despatologização da vida e o acolhimento das emoções na clínica.
em uma sociedade que odeia, apaga, e silencia as mulheres lésbicas, o caminho para que a terapia consiga acolher o sofrimento específico dessas mulheres começa aqui e agora.