O Direito Internacional Público é o ordenamento jurídico da sociedade humana na sua ampla acepção e, assim há de ser eminentemente dinâmico acompanhando-lhe a evolução. Interessa não apenas ao especialista, mas a todos. Toda a vida política, econômica, social e cultural está se internacionalizando e o Direito Internacional é o "instrumento" deste processo.
O Autor revela a preocupação de produzir obra de profundidade aliada à informação científica atualizada indispensável ao estudo de um Direito que exige um cotejo permanente com os fatos, no seu desdobramento interminável. Esta 11ª edição apresenta-se revista, ampliada e atualizada, levando em consideração as transformações ocorridas no DIP após a última edição.
Inicia-se a obra com uma excelente resenha doutrinária. Enumera e crítica o melhor do pensamento jurídico internacionalista sem que o Autor omita a sua posição, definida com clareza.
A Bibliografia citada não pretende ser exaustiva. Ela representa, de modo geral, as fontes consultadas para a elaboração do capítulo ou parágrafo. Serve também de guia aos alunos para a elaboração de seus trabalhos práticos.
Referindo-se a esta obra, disse o grande internacionalista Prof. Franchini Netto: o Autor "com modéstia, afirma que o livro se destina aos estudantes. Tenho a segurança de que maior é a área de sua utilidade. É obra que consagra seu jovem e brilhante Autor. Um trabalho que merece o aplauso dos estudiosos.