A obra “Estoicismo” de St. George Stock é uma fantástica explicação do estoicismo clássico. O autor, de forma concisa e inteligente, traz o guia definitivo desta escola, abordando o significado do estoicismo entre os gregos e romanos e seus três ramos de estudo Lógica, Ética e Física.
Todas afirmações de sua obra são fundamentadas por textos clássicos. Suas centenas de notas de rodapé Stock citam com precisão ideias de filósofos como Sêneca, Cícero, Aristóteles, Epicteto, Marco Aurélio; historiadores como Plutarco, Diógenes Laércio, Estobeue poetas como Horácio, Pérsio, Virgílio e Juvenal. Nenhuma afirmação importante é deixada sem a indicação da autoridade clássica que defende a tese. Stock demonstra conhecimento enciclopédico da filosofia greco-romana.
Muitos textos contemporâneos sobre estoicismo pecam por apenas focar no estoicismo romano e tão-somente no estudo da Ética estoica, ignorando completamente sua Lógica e Física. St George faz uma abordagem holística, não deixando nada para trás, mas sem entediar o leitor com minúcias obscuras e indecifráveis.
Este livro, relativamente curto, é o guia definitivo da escola do pórtico, que definia a filosofia com como "o conhecimento das coisas divinas e humanas". Leitura obrigatória para quem quer aprofundar no estudo do estoicismo.