Febeapá 1

Febeapá 1 Sérgio Porto
Sérgio Porto
Sérgio Porto
Sérgio Porto




PDF - FEBEAPÁ 1


FEBEAPÁ 1 – Festival de Besteiras que Assola o País foi o primeiro livro da trilogia, publicado em 1966 por Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto). Tinha como característica simular as notas jornalísticas, parecendo noticiário sério. Era uma forma de criticar a repressão militar já presente nos primeiros Atos Institucionais (que tinham a sugestiva sigla de AI). Um deles noticiou a decisão da ditadura militar de mandar prender o autor grego Sófocles, que morreu há séculos, por causa do conteúdo subversivo de uma peça encenada na ocasião.
Satirizando o colunista Jacinto de Thormes (pseudônimo de Maneco Muller), Porto, na pele de Stanislaw, criou uma seção chamada “As Certinhas do Lalau”, onde cada edição falava de uma musa da temporada, e muitas vedetes e atrizes foram eleitas “certinhas” pela pena admirável do jornalista.
Alcançou a fama por seu senso de humor refinado e a crítica mordaz aos costumes. Sua jornada diária nunca era inferior a 15 horas de trabalho. Escrevia para o rádio, para a TV, onde chegou a apresentar programas, e também para revistas e jornais, além de idealizar seus livros.
O excesso de obrigações seria demais para o cardíaco Sérgio Porto, que morreu de infarto aos 45 anos de idade.





Febeapá 1

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Febeapá 1 (8)

ver mais


Foi meu primeiro livro desse escritor após ler dez anos atrás alguns contos dele. Com foco principalmente sobre relatos de "causos" da política dessa época - que em questão de absurdos e cara de pau e canalhice não fica atrás do que, bem, estamos vivendo ainda hoje -, Stanislaw também traz aqui bons textos com narrativas do cotidiano que são protagonizadas por tipos que dão seus pulos para sobreviver ou resolver seus problemas mundanos, seja um camelô tentando apresentar um miraculoso ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR