Ser (e conceber) tudo de todas as maneiras. Este talvez tenha sido o maior objetivo do poeta que, ao lado de Camões, foi o maior prodígio da poesia portuguesa. Poeta de tantas faces (ou heterônimos), Fernando Pessoa é, até hoje, alvo de numerosos estudos. No entanto, tão popular como poeta, poucos são os que o reconhecem como pensador.
Aqui, mais essa face do poeta é revelada. Produto da seleção de excertos por toda a sua obra (apresentando, inclusive, textos até hoje não publicados, como trechos dos seus manuscritos), este livro revela, além do poeta, o filósofo. Trata-se de uma compilação única dos melhores textos de Fernando Pessoa.
São 100 excertos, 350 citações e 65 poemas – distribuídos por mais de 200 temas – que enunciam Pessoa como portador de uma sabedoria lúcida que poderia rivalizar com os maiores pensadores. A par de uma capacidade de expressão prática em pequenos textos, Pessoa oferece momentos de reflexão sobre temáticas intemporais escritas de uma forma única, numa filosofia que não despreza a prática, envolta sempre de algum sentido poético.