Morador de rua conta em livro como se tornou um sem-teto depois de mudar-se de Porto Alegre para São Paulo.
"Quando desembarcou em São Paulo, no ano de 1979, Jorge Antônio Cordeiro Barbosa era um migrante comum, chegando em terra estranha, querendo reconstruir a vida. Não sabia que, aos poucos, seria desfigurado, se perderia em meio à multidão de rostos que habitam a metrópole paulista, transformando-se num mero percentual das cruéis estatísticas da Paulicéia Desvairada".
É a história deste homem comum, que se veria tempos depois habitando viadutos, praças e albergues da cidade, que é contada no livro "Identidade Perdida - Memórias de Um Morador de Rua" - Legnar Editora. A obra é resultado de um encontro inesperado dele, Jorge, com a jornalista Simone Paulino. Juntos, os dois transformaram o manuscrito que Jorge vinha escrevendo há algum tempo, num livro, no qual relatam o caminho percorrido por ele, da infância em Porto Alegre, até as ruas e viadutos de São Paulo.
O relato coloca o leitor diante de pequenas histórias que, se não justificam, em certa medida explicam como um homem de vida relativamente normal pode chegar a se tornar um morador de rua. Por meio das aventuras do protagonista e dos outros personagens do livro, é possível enxergar melhor a realidade que cintila sob os vãos dos viadutos da cidade, e passa ao largo daqueles que se protegem por trás das janelas fechadas de seus automóveis apressados.
Emoções contraditórias se misturam na narrativa, cujo desfecho traz uma surpreendente revelação no posfácio, em que a jornalista Simone Paulino conta como e porque tornou-se parceira do anti-herói, Jorge, na feitura do livro.
A obra traz ainda um ensaio fotográfico, da fotógrafa Fabiana Beltramin, que nos oferece, com a lente de sua câmera, um zoom das luzes e sombras que incidem sobre a vida desses personagens, no mais das vezes anônimos e desesperançados.
O prefácio do livro é assinado por Gabriel Perissé, Mestre em Literatura pela USP e Doutor em Filosofia da Educação também pela USP, autor dos livros Filosofia, Ética e Literatura, A Arte da Palavra, O Professor do Futuro, O Leitor Criativo e Ler, Pensar e Escrever.