Penso logo, hesito.
A maior discussão da História do Design Brasileiro há muito já virara um bate-boca – e chega agora as vias de fato!
Deste lado do ringue, trajando as cores do design clássico, o atual campeão Logotipo, favorito de acadêmicos e profissionais veteranos. Do outro, pesando
12.300 resultados de busca no Google (e contando...), o desafiador Logomarca, disposto a mostrar seu valor em um mercado cada vez mais acirrado. Decida quem beijará a lona após conferir esta seleção de textos assinados por especialistas em design, branding, publicidade e comunicação.
Das distantes origens que mesclam influências da corte portuguesa, manifestações artísticas populares e escolas alemãs até o cenário cada vez mais globalizado das últimas duas décadas, poucas coisas no universo do design gráfico nacional são tão originais como a discussão Logotipo X Logomarca.
Qual termo é o correto? Qual dos dois usar?
Não há estudante, profissional ou educador que não tenha se deparado com esta questão em salas de aula, encontros de design ou pelas seções de cartas e comentários de publicações impressas e digitais. Comuns aos dois lados desta rinha temos violentos ataques e defesas apaixonadas. Não raro, especialmente no âmbito online, a discussão resvala para a briga de rua, com golpes baixos e agressões verbais, perde-se a razão e as estribeiras, impera-se o achismo.
Este livro reune escritos – três já publicados (em livro, revista e um prestigiado website) e dois inéditos – de cinco autores sobre o tema. Seu objetivo
não é esgotar esta discussão, mas fornecer elementos para que esta seja embasada, ampliada, questionada e até mesmo resolvida.