Os meios de conunicação de massa desempenham um papel crucial na configuração do ambiente social contemporâneo. Deles provêm, de forma direta ou indireta, a maior parte das informações com que contamos para nos situarmos no mundo. O contato rotineiro com os discursos da mídia ampliou nossa vivência e deu novos sentidoss às interações e experiências que constituem as identidades dos indivíduos e codificam seus comportamentos,. E afetou, em múltiplas dimensões, as práticas políticas, transformando os padrões expressivos, o papel das organizações, a relação entre representantes e representados. Os artigos reunidos neste livro, de autoria dos principais especialistas brasileiros, discutem os diversos aspectos em que a mídia impactou a política.
As temáticas de maior destaque no campo dos estudos de mídia e política estão presentes no livro. O caráter interdisciplinar e a pluralidade das abordagens presentes são, também, representativos das pesquisas produzidas. Os capítulos resultam do enfrentamento com os problemas apresenados por pesquisas específicas - especialmente de ordem conceitual e metodológica - , que se ocupam das relações entre a mídia e a política com base em enfoques que privilegiam as disputas eleitorais, as especificidades do jornalismo brasileiro, a produção da confiança ou do descrédito nas instituições, as interfaces entre a internet ea democracia e as possibilidades e limites para a interação entre os atores sociais e os meios de comunicação de massa.
Os organizadores
Luis Felipe Miguel nasceu no Rio de Janeiro, em 1967. É professor do Instituto e Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do CNPq. Publicou, entre outros, os livros Mito e discurso político ( Editora Unicamp) e Política e Mídia no Brasil ( Plano). Suas pesquisas se concentram nas áreas de mídia e política, representação política e gênero.
Flávia Biroli nasceu em São José do Rio Preto, SP em 1975. É professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do CNPq. Suas pesquisas se concentram nas áreas de Mídia e política, gênero e história do Brasil.