A Quinta, O Carnaval de Arlequim, as Constelações, o tríptico Azul, quadros-poema, desenhos, litografias, colagens, pastéis, cartazes, calcografias, carvões, bronzes, cerâmicas juntos somam cento e oitenta documentos presentes no livro para "abolir as fronteiras com o mundo do sonho".
Três regiões e uma infinidade de fronteiras: Miró amava a Catalunha e as terras vermelhas de seu país; Paris, seu cenário, local milagroso de seu florescimento, dos amigos poetas; Maiorca, a terra-mãe, os pinheiros e as alfarrobeiras diante da imensidão do céu. Como artista, abordou todas as fronteiras da arte e explorou o Fauvismo, o Cubismo, o Realismo "detalhista", as pinturas oníricas, as colagens, os quadros-poema, os livros ilustrados, as esculturas e as cerâmicas.
Os autores deste volume da Coleção Descobertas, Joan Punyet Miró e Gloria Lolivier-Rahola, descrevem o caminhar solitário, colorido, ao largo dos movimentos e das teorias. E ao final dessa caminhada, aos 90 anos, o resultado é um trabalho intenso de pura magia, que acaba por se confundir no deslumbramento da cor.