Mitos, emblemas e sinais

Mitos, emblemas e sinais Carlo Ginzburg




PDF - Mitos, emblemas e sinais


Freud, Sherlock Holmes, o crítico de arte Morelli: partindo desses nomes, Carlo Ginzburg constrói o paradigma de um "saber indiciário", um método de conhecimento cuja força está na observação do pormenor revelador, mais do que na dedução. Nessa coletânea, Ginzburg aplica o método a temas aparentemente díspares: a história da cultura popular, a teoria e a história da arte, a psicanálise, a influência da ideologia nazista em alguns dos mestres da historiografia moderna. São sete ensaios iluminadores, fruto de uma investigação "detetivesca" que, trazendo à luz detalhes negligenciados, revela perspectivas surpreendentes e faz jus à epígrafe de um dos textos: "Deus está no particular".





Mitos, emblemas e sinais

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Mitos, emblemas e sinais (3)

ver mais


Ao meu ver, a obra que contém alguns dos estudos mais importantes(e interessantes) do autor. É nesse livro que encontra-se a noção de "saber indiciário"(no artigo denominado "Sinais: Raízes de um paradigma indiciário"), método costumeiramente ignorado em favor do rótulo simplista comumente atribuído a Ginzburg de "micro-historiador". Outro artigo fundamental presente no livro é "De A. Warburg a E. H. Gombrich: Notas sobre um problema de método", o qual demonstra a influência de um po...