PDF - O amor às bibliotecas
O professor Jean Marie Goulemot é um ávido leitor e também um grande frequentador de bibliotecas. Assim, nesta obra praticamente autobiográfica, que remonta às suas principais lembranças, ele nos relata suas andanças por bibliotecas da França, Espanha e Estados Unidos. Traz, portanto, uma narrativa desses caminhos percorridos, mas também serve de mote para que debata sua visão romântica dessas instituições. Goulemot discute e defende a prática da leitura pública, dos espaços comunitários em que indivíduos com sede de conhecimento se reúnem para ler. Por isso critica, de certa forma, o uso da tecnologia nesses ambientes, que estaria criando um processo de distanciamento social diante da consulta a distância de livros. Com o intuito de cativar o leitor para levá-lo a locais de relação com o livro e com outros curiosos, este ensaio é um convite às bibliotecas em qualquer lugar do mundo.
O amor às bibliotecas
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para O amor às bibliotecas (2)
ver mais
Verdadeiramente amante das bibliotecas...
"Com o livro, a leitura é acompanhada por uma apreenssão física. Ela envolve o tato antes de solicitar o olhar. Pertenço a um mundo da sensualidade do tato, da carícia do livro."
O autor nos leva a uma viagem apaixonante por bibliotecas que ele passou a vida lendo, vivendo e observando.
"É preciso preservar bibliotecas que sejam humanas e onde seja mantido o vínculo carnal com o livro, que reúna nese ato estranho - a leitura refletiva, uma comunidade de seres lendo juntos e, contudo ...
leia mais