PDF - O cinema ou o Homem Imaginário
Em nossa sociedade considerada racional, uma máquina criada para reproduzir o real foi apropriada pela ficção e pelo mito: assim nasce o cinema.
É essa história fabulosa que Morin aborda neste livro. Mantendo sempre a indagação, o espanto, o deslumbramento, ele busca sentir aquilo que sentiram os espectadores das primeiras apresentações dos Lumière, dos primeiros filmes de Méliès. Mas não é apenas com a máquina de captar e projetar imagens que ele se espanta, é também com nossa máquina mental, eterno mistério da ciência.
Estudando o cinema, continua a estudar o homem. Assim, esta obra sobre a subjetividade da experiência de assistir a um filme permanece tão atual hoje quanto foi em sua primeira edição.
O Cinema ou o homem imaginário
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para O Cinema ou o homem imaginário (23)
ver mais
O cinema ou o Homem Imaginário
MORIN, Morin. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
Prólogo
A arte do cinema, a indústria do filme, são sómente os dados presentes à nossa consciência dum fenómeno que é necessário captar em toda a sua plenitude. 9
Interrogar o cinema, encará-lo na sua totalidade humana, é o que ambicionamos com este nosso trabalho. 10
O presente volume é uma tentativa de elucidação segundo um método de antropologia genética que perde por ser expos...
leia mais