A vida do explorador e cientista alemão Alexander von Humboldt e a viagem à América Latina que mudou a forma como vemos o mundo.
Admirado por Charles Darwin, festejado por Thomas Jefferson em Washington, convidado para a coroação de Napoleão em Paris: o alemão Alexander von Humboldt foi a mente científica mais notável do início do século XIX. Quem foi esse homem, combinação única de cientista e aventureiro, que percorreu uma faixa de 9.600 quilómetros na América do Sul e Central, para revelar a europeus e norte-americanos boquiabertos um continente ainda desconhecido?
Entre 1799 e 1804, Humboldt e Aimé Bonpland ampliaram dramaticamente o nosso conhecimento do universo natural. Arriscando a vida em terreno traiçoeiro, o viajante alemão de apenas 30 anos e o seu companheiro conduziram as primeiras grandes explorações científicas dos Andes e do Amazonas, atravessando o que hoje são Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, México e Cuba. O Cosmos de Humboldt conta a história desta fascinante aventura pelo continente americano.
O escritor alemão Gerard Helferich mostra como Humboldt levou de volta para a Europa mais de 60.000 espécies de plantas e inúmeros animais do Novo Mundo, estabeleceu um recorde de altitude ao subir o vulcão Chimborazo, fez descobertas revolucionárias sobre os vulcões e o campo magnético da Terra, e apresentou as espantosas culturas dos astecas e dos incas a milhões de norte-americanos e europeus.
Ao final de sua jornada épica, Humboldt tornou-se um dos homens mais célebres do mundo. As suas ideias revolucionaram a pesquisa científica, lançando os fundamentos para campos inteiros de estudo – como a climatologia, a oceanografia e vários ramos da geografia –, e influenciaram profundamente seguidores como Darwin e Louis Agassiz. As observações do cientista alemão permitem ainda perceber a situação instável das colónias do império espanhol na América no início do século XIX, pouco antes dos seus movimentos de independência.
Combinação de relato de aventura e exploração científica, este livro traz um relato arrebatador de um dos espíritos mais audaciosos da história.