O Gene da Matemática

O Gene da Matemática Keith Devlin




PDF - O Gene da Matemática


Se as pessoas são dotadas de um "instinto para números" similar ao "instinto para linguagem" - como as pesquisas recentes sugerem -, então por que nem todo mundo aprende e entende matemática? Em "O Gene da Matemática", Keith Devlin ataca os dois lados dessa questão. Em primeiro lugar ele oferece uma nova teoria surpreendente sobre o desenvolvimento da linguagem, na qual descreve como ela evoluiu em dois estágios e como a sua finalidade principal não era a comunicação. Devlin prossegue esclarecendo como habilidade de pensar matematicamente surgiu dessa mesma capacidade de manipulação de símbolos, que foi tão crucial para a emergência da linguagem primeira. Então por que não resolvemos problemas de matemática tão facilmente quanto falamos? A resposta é que o fazemos, mesmo sem perceber que estamos usando o raciocínio matemático; diferente daqueles felizardos que tratam os números como "velhos amigos". Explorando as conexões entre linguagem e matemática, Devlin analisa o funcionamento do cérebro, a beleza dos sistemas matemáticos, as teorias do lingüista Noam Chomsky e mostra-nos como a matemática é usada no cotidiano.





O Gene da Matemática

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O Gene da Matemática (4)

ver mais
top


A escrita é bem desenvolvida, só não é mais fácil de ler devido as partes com desenvolvimento de conceitos matemáticos, eu sou de exatas, mas, ainda assim, teve partes que foram densas para mim. Livro muito bom porém muito específico. Recomendo mais para quem é da área. Uma coisa me marcou nessa leitura, quando estudei Piaget na graduação eu considerei que o experimento de Piaget tem uma falha (mas fui ignorada na ocasião), nesse livro o autor aborda isso ao falar do desenvolvimento...