Lançado em 1937, "O Hobbit" é um divisor de águas na literatura fantástica mundial. Quase 85 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em "O Senhor dos Anéis" continua arrebatando fãs de todas as idades. Agora, pela primeira vez no Brasil, os leitores poderão acompanhar as aventuras de Bilbo Bolseiro pela Terra-média em uma edição com mais de 60 pinturas coloridas e desenhos a lápis feitas pelo premiado artista Alan Lee.
Alan Lee participou da multipremiada trilogia de filmes "O Senhor dos Anéis" do diretor neozelandês Peter Jackson. Em especial pelo último filme, "O Retorno do Rei" (2003), Lee ganhou o Oscar de Direção de Arte.
Esta versão de "O Hobbit" possui o texto na íntegra acrescido das lindas artes de Alan Lee, consideradas por muitos como o seu melhor trabalho nas obras de J.R.R. Tolkien.
Na história, acompanhamos Bilbo Bolseiro, um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado.
Sua pacata vida começa a mudar quando o mago Gandalf bate à sua porta. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos. Essa jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, sejam eles os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária.
Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém.
Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... Bem, você terá que ler e descobrir.