O Maravilhoso Mundo de Oz é o segundo dos 14 livros que compõem a série O Mágico de Oz. É o único em que Dorothy não aparece e os personagens Homem de Lata e Espantalho são protagonistas, além de outros novos criados por L. Frank Baum.
A obra, publicada pela primeira vez em 1904, é caracterizada pelo humor típico de Baum, ao mesmo tempo em que traz belas lições a seus leitores. Na história, Tip faz vários amigos pelo caminho, enquanto foge da velha Mombi e, durante as aventuras, novamente temas como amizade, valores e felicidade são levados muito a sério. O autor chega até a discutir questões atuais, como os papéis sociais do homem e da mulher, e aborda o verdadeiro valor do que se tem e do que se é.
Indicado tanto para crianças quanto para adultos, o segundo volume da série não alcançou, até hoje, o mesmo número de público quanto o primeiro, embora, sem dúvidas, mereça a mesma atenção! O leitor se apaixonará pelos novos personagens e se encantará mais ainda pelos já conhecidos - e, claro, sentirá saudades de Dorothy.