Osmar Dias, viúvo, é um rico empresário da indústria plástica. Com sede no interior do Rio de Janeiro, a empresa é dirigida por ele com a ajuda de seus dois filhos: João Vitor e Lucas.
João Vitor, casado, forte e independente, é o vice-diretor. Por conta da sua falta de caráter, ele desvia dinheiro da empresa e torce para que o pai desencarne o quanto antes. Em sua vida, a ambição e o orgulho andam de mãos dadas.
Lucas é o oposto do irmão, jovem, feliz, alegre e honesto. Solteiro, ele se interessa pela jovem Rosângela, moça humilde, com quem inicia um relacionamento sério.
Osmar sofre um AVC e João Vitor tenta de todas as maneiras abreviar a vida do pai. Contudo, os seus planos dão errado e o pai acaba descobrindo e demitindo-o.
Sem dinheiro e sem emprego, ele ainda perde a esposa, que desencarna, e o filho, que o abandona. Depois de muito sofrimento, ele percebe que a ambição desmedida é como uma doença terminal, que destrói os sentimentos mais nobres.
O PASSADO ME CONDENA, do espírito Margarida da Cunha, psicografia de Sulamita Santos, conta a história de um homem que se dá conta de que não há dinheiro que possa desculpar uma consciência ferida. E ele terá um grande desafio: perdoar-se sem olhar para os fios do passado.