Com base na sua experiência pessoal e na leitura de inúmeros livros sobre psicologia, neurociência, literatura e memórias de grandes escritores, pensadores e artistas, Rosa Montero oferece aqui um estudo fascinante sobre as ligações entre criatividade e instabilidade mental. E o faz compartilhando curiosidades surpreendentes sobre como nosso cérebro funciona na hora de criar, decompondo todos os aspectos que influenciam a criação e reunindo-os diante dos olhos do leitor enquanto escreve - como uma investigadora pronta para combinar peças avulsas para solucionar um caso misterioso.
Ensaio e ficção andam de mãos dadas nessa exploração das conexões entre o criar e a loucura. E assim o leitor descobrirá a teoria da ''tempestade perfeita'' - aquela que prega que na explosão criativa são postos em cena fatores químicos e situacionais irrepetíveis - e presenciará o processo de surgimento de ideias de Rosa Montero, desfrutando das vivências da autora, que habitou diretamente, e durante anos, um território nas vizinhanças da loucura.
O perigo de estar lúcida fala das ''fadas'' que nos presenteiam e nos fazem pagar um preço - muitas vezes alto demais - por isso. Nós, ditas pessoas ''normais'', não temos esse custo, mas com frequência corremos o risco de sucumbir ao tédio em vez de morrer de amor. ''Como em tudo, a chave está no equilíbrio entre a porcentagem de desapego e de sentimento, em alcançar uma certa harmonia entre o eu que sofre e o eu que controla'', afirma a autora deste livro irresistível e cheio de indagações.