O Pistoleiro (no original The Gunslinger) é uma das obras de maior importância do cultuado escritor norte-americano Stephen King, primeiro da série A Torre Negra. Considerada pelo próprio King como sua obra mais ambiciosa, este livro e seus subseqüentes foram inspirados no poema “Childe Roland to the Dark Tower Came”, do escritor Robert Browning, além de conterem inúmeras referências, como por exemplo, às lendas arthunianas e diversos elementos da cultura pop.
Em março de 1970, Stephen King começou a escrever quando tinha apenas 19 anos, tendo como inspiração os livros de J. R. R. Tolkien e filmes de caubóis do Velho Oeste. Os cinco capítulos do livro foram primeiramente publicados na revista The Magazine of Fantasy & Science Fiction:
"The Gunslinger" (Outubro de 1978)
"The Way Station" (Abril de 1980)
"The Oracle and the Mountains" (Fevereiro de 1981)
"The Slow Mutants" (Julho de 1981)
"The Gunslinger and the Dark Man" (Novembro de 1981)
A primeira publicação do texto integral ocorreu em 1982, como uma edição limitada, tendo sua publicação em massa ocorrido apenas em 1988. Desde então o livro foi lançado em vários formatos diferentes, incluindo caixas contendo os demais volumes da série. Em 2003, King revisou a versão original de O Pistoleiro, acrescentando ou retirando algumas passagens, com o objetivo de manter o primeiro volume coerente com o restante da série.